Pousada Belisário GAB

Belisário é um dos distritos de Muriaé-MG, fundado há mais de 150 anos a partir de famílias de Ubá que para aqui se deslocaram, sob o comando de Belizário Alves Pereira, aproveitando-se de incentivos do governo mineiro para uma melhor ocupação das Geraes, onde residem, aproximadamente 1.200 pessoas na região urbana e 1.300 na zona rural.
Situa-se numa belíssima região de montanhas, compondo o seu território várias cachoeiras e parte do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, onde está localizado o Pico do Itajuru, com 1.650 metros de altitude, como a maior atração turística local.


No inverno a temperatura na região de Belisário atinge 5 graus, sendo esta uma grande oportunidade para a manutenção desse atrativo turístico e cultural para a região, oferecendo à cidade de Muriaé, e região, de clima quente, a oportunidade de vivenciar programas de bom nível cultural e gastronômico com o charme e as delícias da serra oferecendo à região uma nova interpretação gastronômica, bem como uma oportunidade ímpar de apresentar eventos culturais de bom nível para moradores de um distrito rural.

Localização: 

Zona rural da cidade de Muriaé | Um dos acessos para o distrito é feito por Itamuri, às margens da BR-116. Outro acesso pode ser pelo município de Rosário da Limeira.
 

Belisário fica a aproximadamente 35 Km de Muriaé.

Acomodações: 

Localizada no centro de Belisário, em sua rua principal, a charmosa Pousada Belisário (GAB) é uma ótima opção de pernoite. 

 

A Pousada dispõe de sete suítes em padrões e preços diversos, inclusive uma para um grande grupo. Da mesma forma em relação aos três quartos. Tudo isso com espaços decorados e muita higiene. 

 

A diária pode incluir café da manhã.


A hospedaria tem amplo salão e uma cozinha industrial, que podem ser utilizados/locados, dependendo de negociação prévia, bem como um bonito jardim.

O que fazer em Belisário?


A grande vocação do distrito é o turismo rural. Temos ótimos pontos de caminhadas ou trilhas para motos e bikes.
 

Duas cachoeiras são pontos atrativos: a Cachoeira do Nahor, distante cerca de 5 km do distrito, na direção da Serra do Brigadeiro, com local seguro para banho e área de estacionamento. A Cachoeira de Belisário fica na zona urbana e tem o seu acesso limitado a pessoas mais jovens ou de boa destreza, por exigir transposição através de pedras.
 

Através da gestora da Pousada Belisário pode ser programada visita a apicultura, piscicultura, fazenda produtora de café, mandioca, palmito e fazenda leiteira.
 

Também pode ser programada visita a “pesque e pague”, onde pode haver refeições.
 

Um excelente programa pode ser feito através da Verde Aventura, com condução por trilhas, traslado, modos de produção do meio rural - criação e manejo de peixes ornamentais, criação de abelhas (apicultura), produção orgânica de rapadura e melado, bike guia (mountainbike), canoagem (caiaque) e quadritour (quadriciclo). Os interessados podem agendar o passeio pelo telefone 32 98439-1995.

Onde Comer

 

Restaurante Fundo de Quintal, que dista poucos metros da pousada, é uma excelente opção para almoço e jantar. Comida mineira, feita e servida no fogão à lenha, no sistema self-service livre a preço de R$ 15, incluindo-se aí farta e diversificada sobremesa. À noite há opções de hambúrgueres em, pelo menos, 3 pontos. 


Uma muito agradável opção é um café da manhã na roça, se deliciando dos “Produtos de D. Josina”, com bolos, brevidades, broinhas de melado na folha de bananeira, queijos, biscoitos de polvilho, sucos naturais, e outros, com possibilidade de passeio de charrete, retirada de leite no curral. O sítio dista cerca de 2 km do distrito, na direção de Itamuri. 


Comércio


Belisário tem vários mercados com todos os produtos básicos e bebidas que possam se fazer necessários aos turistas, brinquedos, presentes, açougues, uma boa farmácia, um atelier de móveis e arte em madeira. Também várias lojas de moda feminina e masculina.


Eventos Tradicionais


A Cavalgada de Belisário, no primeiro domingo do mês de maio, é considerado o maior evento no gênero de Muriaé e região.
Nos meses de junho e julho são várias festas e programações religiosas na Paróquia de Santo Antônio, festas juninas, Forró do GAB. Eventos culturais também acontecem durante o ano, como Mostra de Balé, Noite Cultural, ambos do GAB, etc.

Faça sua Reserva!

(32) 9 9826-1822 (WhatsApp)

facebook-logo.png
email-filled-closed-envelope.png
icon-04-512.png

Belisário, Muriaé - MG - Pico do Itajuru

img_6271_34516045303_o.jpg