Recria Cine de Verão de Ervália começa neste sábado com transmissão pelas redes sociais



A segunda edição online do Recria Cine começa neste sábado, 6 de março, e vai até o dia 20, com transmissões pelas redes sociais - Canal Youtube/RecriaCine. O evento é a primeira mostra de cinema infantojuvenil do município de Ervália-MG, localizada no entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e acontece desde 2016 de forma gratuita em escolas da cidade. Em 2021, devido à pandemia da COVID-19, o projeto precisou se adaptar ao formato 100% virtual.


Aos sábados, nos dias 6, 13 e 20 de Março, o web programa será conduzido ao vivo, a partir de 17h, pelo apresentador, Flávio Abreu com conteúdos educativos e culturais. A programação terá quadros de personagens lúdicos que vão tratar sobre arte, meio ambiente, cultura e ciência. O programa vai contar ainda com músicos, dançarinos, artistas visuais e circenses, poetas e profissionais da saúde para trazer arte, diversão e informação para toda a família. De segunda a sexta, também a partir das 17h, serão apresentadas oficinas recreativas, cujas atividades podem ser realizadas pelo público em casa, com materiais de fácil acesso.


Segundo o Coordenador Geral da Recria Cine de Verão e um dos co-fundadores da mostra, Tobias Rezende, uma novidade em relação às edições anteriores é a grande produção de conteúdo próprio. "Estreamos a TV RECRIA, que é nosso canal no YouTube criado na edição anterior. A partir dessa rede social, demos vazão para os conteúdos que a gente sempre almejou produzir, além da mostra de cinema em si. A programação deixou de ser apenas uma curadoria dos conteúdos que chegavam".



E a produção conta com a parceria do grupo ervalense de teatro, Catarse. O grupo esteve presente desde a terceira edição da mostra e, na Recria Cine de Verão dará vida aos personagens lúdicos presentes nos quadros do web programa. O artista, Fernando Lopes, interpreta o Repórter Fefe, um jornalista que faz matérias para a TV RECRIA sobre temas como patrimônio cultural e meio ambiente. “Eu fui convidado para atuar em uma apresentação do Catarse ocorrida na terceira edição da Recria Cine. De lá pra cá eu participei como ator e diretor de cena nas gravações dos curtas-metragens feitos com as crianças nas edições presenciais. Tem sido uma oportunidade incrível de aprender e trocar experiência com pessoas do meio artístico, tanto do teatro quanto do cinema. Eu espero continuar trabalhando com criança ainda por muito tempo”, conta Fernando.


Outra novidade que marca a edição da Recria Cine de Verão é a acessibilidade. O evento será traduzido pelo intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Cristiano Donado, promovendo a inclusão da comunidade surda. “Eu fui convidado no começo do ano para contribuir com o projeto. Quando conheci melhor a iniciativa, fiquei fascinado. Eu nunca havia atuado na área de cinema e mostras. É uma honra poder contribuir para um festival tão importante para a nossa cultura”, relata Cristiano. Segundo ele, apesar dos avanços, o cinema ainda carece muito de acessibilidade.


A Recria Cine de Verão é uma realização do Coletivo Refazenda, em parceria com o grupo de teatro Catarse, o portal Articularte, a Zepelim Comunicações e a ArteVise. Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural) no Estado de Minas Gerais.


Recria Cine


A Recria Cine é uma mostra de cinema gratuita para crianças e adolescentes, que acontece desde 2016 em escolas de Ervália, nas Matas de Minas. Além da exibição de filmes nacionais de curta e longa-metragem, a mostra também oferece ao público atividades recreativas, oficinas, exposições e apresentações culturais de artistas locais.


Recria Cine evento é a primeira mostra de cinema infantojuvenil do município de Ervália-MG, na Serra do Brigadeiro

O evento já se encontra entre as maiores mostras de cinema infantil do país e busca promover o acesso de crianças e adolescentes à produções do cinema infanto-juvenil, já que a única sala de cinema da cidade foi fechada há mais de 30 anos. O projeto leva em consideração o potencial educativo da cultura local e nacional e é totalmente colaborativo, gratuito e independente.


Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 a Recria Cine aconteceu pela primeira vez de forma online. A Recria em Casa contou com mais de 2 mil acessos e uma programação repleta de oficinas, contação de histórias, quadros sobre saúde, sessões de filmes e roda de conversa com os realizadores das obras, sarau virtual e oficina de audiovisual voltada para educadores.

facebook (1).png
instagram (1).png

© 2020 • Portal Serra do Brigadeiro