Projeto da Mídia NINJA premiará fotos e vídeos com a temática dos festejos mineiros


Fotos: Indi Gouveia e Tassio Lopes


Alô fotógrafos e produtores de vídeo da Serra do Brigadeiro! Estão abertas inscrições até o dia 6 de setembro para o projeto Festeja Tradição Mineira, organizado pelo Mídia NINJA e o Minas NINJA, que vai premiar 20 projetos de documentação da tradição mineira. Mais uma chance de levar os registros de danças e apresentações tradicionais da região das Matas de Minas para o mundo. Além da premiação em dinheiro também será realizada uma noite de projeções em mais de 10 cidades do estado e uma exposição virtual no site do projeto.


O edital foi lançado para celebrar a cultura mineira, uma das mais ricas do país, com suas festas tradicionais como as Congadas, Folias de Reis, Festas do Rosário e Festa do Caxambu. Além disso, é uma forma de não deixar o período festivo passar em branco, resgatando a memória visual dessas festas que acontecem das grandes às pequenas cidades e apoiando profissionais que foram afetados com a crise decorrente da pandemia.


Os interessados devem se inscrever no site do projeto (festejatradicaomineira.org). Todos os registros precisam ser publicados no Instagram com a hashtag que leva o nome do projeto #FestejaTradiçãoMineira. Após o período de inscrição, a seleção será feita por uma comissão e levará em consideração a diversidade regional, étnico racial, de gênero, orientação sexual e das linguagens apresentadas. Segundo os idealizadores do projeto, o objetivo não é premiar aqueles que sempre tem acesso a estes espaços e sim gerar oportunidades para fotógrafos, jornalistas, documentaristas e comunicadores que registraram festas em seus territórios.


O projeto também é assinado pela nova frente de fotografia da Mídia NINJA, o NINJA Foto.