Programação da Semana da Água de Belisário vai até domingo


Distrito de Belisário se tornou em fevereiro Patrimônio Hídrico | Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Em fevereiro, a região de Belisário, distrito de Muriaé, foi transformado em Patrimônio Hídrico. Para celebrar a data e a conquista, que pretende impedir o extrativismo mineral e extinção das nascentes, está acontecendo na comunidade programação da Semana da Água. Até sexta, 22, acontecem várias palestras na Escola Estadual Pedro Vicente e no sábado, 23, será o I Fórum da Água de Belisário.


Conforme a gerente do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Rosimeire Belcavelo, a programação e organização foi toda da E.E Pedro Vicente com apoio da Unidade de Conservação. "Ficamos responsáveis pelas palestras e atividades lúdicas com as turmas do 1° ao 9° ano. Em vez de apenas palestras, optamos por ações mais lúdicas, voltadas para brincadeira, mas com conhecimento. Esta interação com a escola faz parte do nosso projeto ambiental chamado 'Jornada do Conhecimento', que não importa o tempo e a hora é sempre tempo de passar conhecimentos, dividir saberes", destaca.


Ainda no sábado, logo após a missa que será presidida pelo frei de Belo Horizonte, Sebastião Lázaro de Oliveira, haverá shows e barraquinhas na praça Matriz de Belisário. Já no domingo, 24, será realizada a Caminhada das Águas e Missa na Cachoeira do Naor. O almoço será servido na Vila Franciscana, com forró pé de serra do Diego Moreira, de Divinésia.


Patrimônio Hídrico


Para proteger o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, assim como a Área de Proteção Ambiental Parque do Itajurú (APA Municipal Pico do Itajurú), da mineração, a Prefeitura de Muriaé sancionou a lei municipal 5.763, para proteger a região de Belisário do extrativismo mineral e da extinção das nascentes.


A posição foi tomada para atender a população do distrito, que organizou um movimento de repulsa. Após a criação da lei, 100 quilômetros quadrados, cerca de 10 mil hectares, no entorno de Belisário foi transformado em Patrimônio Hídrico. Desta maneira, a região rica em recursos ambientais estará protegida, já que a nova lei estabelece limites para as explorações ao redor dos parques da Serra do Brigadeiro e APA Municipal Pico do Itajurú.


A partir de então, qualquer exploração a ser realizada na região deverá respeitar o raio de 100 quilômetros quadrados (10 mil hectares) ao redor das reservas ambientais.


Mais de 27 pedidos foram registrados como solicitação para mineração


Estudos que já foram realizados sobre a presença de bauxita no Brasil comprovaram que a Serra do Brigadeiro possui uma das maiores jazidas da matéria-prima do alumínio do país. A área vem sendo desejada há anos pelas mineradoras.


Segundo a Prefeitura de Muriaé, já foram solicitados mais de 27 pedidos de autorização para minerar no Parque Serra do Brigadeiro e entorno.


A Serra do Brigadeiro que circunda toda a cidade e a Apa Pico do Itajurú, localizada na zona rural de Muriaé, são grandes geradoras de água. A região tem registradas mais de 2 mil nascentes, as quais abastecem o distrito, Muriaé e as cidades vizinhas.


Cachoeira do Naor onde será realizada a Missa após a Caminhada das Águas

Programação Semana da Água


Quinta 21/3


Tema: A água dos dinossauros, que história é essa? 'Iracambi' - Marina

Carvalho


Sexta 22/3


15h - Tema: Os Cinco R nas Escolas (Reduzir, Reutilizar, Reciclar,

Reparar e Repensar)

José Nicodemos Couto - Oscip Eco e Escola São Paulo

Oficinas - Participação dos alunos em horário de aula

1. Tema Diagnóstico das águas de Belisário

Guilherme Campos Valvasore Universidade E. do N Fluminense (UENF)


2. Tema Água

Rosimeire Belcavelo - gerente do parque Estadual Serra do Brigadeiro


Círculos Bíblicos nas ruas e comunidades com o tema da semana. Dia e

horário a combinar em cada Circulo


Sábado 23/3


I Fórum da Água de Belisário

De 8h às 16h

Local: E.E. Pedro Vicente - com inscrição prévia para participar (Veja

no Link)

19h Missa na Matriz presidida pelo Frei Sebastião Lázaro de Oliveira - BH

Tema Tudo está interligado: somos irmãos da água


Após a Missa: Show na Praça com Titane, Pereira da Viola e Farinhada


Haverá barraquinhas


Domingo 24/3


Caminhada das Águas e Missa na Cachoeira do Naor

Saída às 7h - Local: Praça da Matriz

Almoço na Vila Franciscana e Forró Pé de Serra com Diego Moreira e sua

sanfona