Parque Estadual do Brigadeiro reabre parcialmente nesta quarta-feira

Atualizado: Jan 7


O Parque Estadual Serra do Brigadeiro reabrirá os atrativos parcialmente nesta quarta-feira, 30 de setembro, após autorização divulgada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A publicação do novo calendário pelo Instituto foi feito na última sexta-feira, 25, quando anunciou a reabertura de outras 18 unidades de conservação de Minas Gerais.


Para evitar aglomerações e garantir a segurança dos turistas, a gestão do Parque do Brigadeiro divulgou nesta terça, 29, as regras e restrições para a retomada gradual das atividades.


Conforme informe divulgado em suas redes sociais, o Parque reabrirá para caminhadas as trilhas auto guiadas: do Pico do Grama, do Muriqui e do Encontro, apenas com agendamento prévio. A unidade permitirá por faixa horária, grupos de até 10 pessoas, sendo os horários às 8h, 10h, 13h e 15h.


Já em relação as trilhas guiadas, estão liberados os percursos para a Pedra do Pato, Itajuru, Pico do Cruzeiro e Pedra do Cruzeiro. Os caminhantes também devem fazer agendamento prévio e serão acompanhados por um condutor. Será permitido grupos de até 10 pessoas e o horário de saída para as trilhas é às 8h.


Para os ciclistas, o Parque autoriza grupos também de até 10 pessoas, das 8h às 17h. Não é necessário agendamento. Os visitantes que desejarem apenas observar a vida silvestre poderão se reunir em grupos de até seis pessoas mediante agendamento. As cavalgadas poderão ocorrer com até 10 pessoas mediante marcação prévia e em locais pré-definidos, e, por último, o Ermida Antônio Martins poderá ter grupos de até 10 pessoas no mirante e uma na capela, por vez, das 8h às 17.


Ainda continuam fechadas as trilhas e