Mostra de cinema para crianças e adolescentes chega a sua quarta edição em Ervália


A 4a Recria Cine acontece entre os dias 25 e 27 de Julho, na Escola Estadual Monsenhor Rodolfo, em Ervália, que pertence ao entorno da Serra do Brigadeiro. É um evento totalmente gratuito e independente, que ocupa o espaço da escola com formas diversas de aprender.


Neste ano foram selecionados, através de edital público, 23 filmes, de 12 estados diferentes, para exibição na mostra. São filmes de grandes cidades, como Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), mas também de cidades e comunidades do interior, como Duque de Caxias (RJ), São Gabriel da Cachoeira (AM) e a Terra Indígena Terena Limão Verde, em Aquidauana (MS).


Nas edições anteriores já foram exibidos cerca de 70 filmes, para mais de 1200 pessoas - crianças, jovens e adultos de Ervália e região. A curadoria leva em conta, além de questões técnicas, a valorização da cultura local e da diversidade, além do caráter educativo e transformador da cultura. Essa perspectiva também permeia as outras atividades da programação da mostra - oficinas voltadas à experiência cinematográfica, atividades recreativas, sarau, doação de livros, exposições, apresentações artísticas e outros. Assim a Recria Cine constrói um espaço de encontro e trocas culturais, visando a promoção da colaboração e coletividade, construção de autonomia e pertencimento local.


Recria Cine


Desde 2016 acontece em Ervália - uma cidade do interior de Minas Gerais que tem pouco mais de 18 mil habitantes - a Recria Cine, organizada pelo Coletivo Refazenda. O evento é fruto do sonho de alguns jovens moradores da cidade, onde a última sala de exibição de filmes foi fechada há mais de 30 anos. Sendo assim, a Recria Cine é o primeiro contato - e as vezes o único - de muitas crianças e jovens ervalenses com o cinema.