Exposição de Shakal Carlos mostra novo olhar 360° sobre a natureza e o cotidiano em Miradouro

Atualizado: 13 de Mai de 2019


Exposição 360° reúne mais de 47 fotografias

O fotógrafo Shakal Carlos, de 29 anos, abre mais uma edição da exposição 'Projeto 360°' que será aberta para visitação no dia 16 de maio, quinta-feira, no Casa de Cultura Serra do Brigadeiro, Avenida Juscelino Kubitschek 80, bairro São Pedro, cidade de Miradouro-MG, cidade do entorno da Serra do Brigadeiro. No dia da abertura, às 19h, haverá evento para convidados com o cantor com Romário Ferreira. A mostra vai até dia 16 de junho.


As 47 fotografias selecionadas para compor a Mostra criam o cenário particular do fotógrafo, e dialogam entre se, levando ao expectador uma viagem única ao cerne das raízes culturais, religiosas e naturais dos quatro Estados do Sudeste brasileiro: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. As fotografias expõem patrimônios materiais como igrejas, museus, casarões históricos; patrimônios imateriais como festas culturais, religiosas e comidas típicas, e, patrimônios naturais: montanhas, cachoeiras, bosques, fauna e flora.


O acervo fotográfico conta com imagens das cidades de Teresópolis (RJ), Santa Cruz de Monte Alverne - distrito de Miradouro (MG); Caminho da Luz, Piúma (ES), Espera Feliz (MG), Alto Jequitibá (MG), Pico do Itajuru - em Belisário (Serra do Brigadeiro), distrito de Muriaé (MG); Pico da Bandeira - em Alto Caparaó (MG); Além Paraíba (MG). As obras serão divididas nos tamanhos 30cm x 45cm, 60cm x 90cm e 20cm x 30cm.


O fotógrafo Shakal Carlos conta que o objetivo deste trabalho é levar a fotografia para diversos contextos, com a pretensão que os visitantes reflitam sobre as vidas e costumes apresentados naquelas imagens, como profissões esquecidas no tempo, mas que ainda são muito comuns em regiões rurais de Minas. "Os observadores também poderão conhecer um pouco dos trechos, fauna e flora importantes das Unidades de Conservação de Minas e do Rio, como o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, e os nacionais, que são, Serra do Órgãos, Caparaó", destaca.


Algumas fotografias da exposição também podem ser acessadas pelo Instagram através da hashtag #exposição360euvou e #exposição360eufui.


Interação com as escolas


A Mostra ainda busca promover a inclusão cultural das comunidades de sua região natal, que é a Zona da Mata mineira. “Já convidamos escolas da cidade para levarem turmas de várias faixas etárias para visitarem a exposição, com intuito os alunos interajam com as fotografias. Após observarem as imagens, eles poderão expressar seus sentimentos em relação a Mostra, através de textos, desenhos e perguntas ao expositor. Também vamos deixar fichas para avaliação da atividade com opções Ótimo, Bom e Regular”, explica Shakal, lembrando que escolas de outras cidades poderão agendar visitação com ele por telefone. “Queremos motivar a ocupação do espaço público na cidade”.


Sorteio Instagram


Para mobilizar os internautas a interagirem e compartilharem imagens da Exposição de Fotografia 360° no Instagram, o fotógrafo fará dois Sorteios no dia 16 de junho, último dia da Mostra. Todos que marcarem a Hashtag #exposição360euvou nas fotos sobre o evento em seus perfis pessoais vai concorrer a um quadro. Já os visitantes também concorrerão ao segundo prêmio. Para concorrer, basta fazer uma selfie ou fotos na exposição durante a visitação e marcar a Hashtag #exposição360eufui. Ambos os quadros serão com fotos de Shakal Carlos nos tamanhos 30cm x 45cm.


Trajeto


Shakal Carlos conta que sempre foi curioso em conhecer pessoas, lugares, costumes, crenças. “Minha história como fotógrafo começou com meus rolê de bike bem novo. Aos 12 anos, eu já visitava municípios em torno de Miradouro, depois pedalei até as cidades mais próximas, percebi que existiam muitas coisas legais e histórias pra contar, então comprei uma câmera de bolso que começou a me acompanhar”, relata.


Em 2008, o fotógrafo fez percurso de bike pela Estrada Real, com total de 1.630 quilômetros, trazendo uma nova percepção para o Patrimônio Material e Imaterial da sua região. “Fiz esta viagem com quatro amigos durante 15 dias. Começamos em Diamantina e terminamos em Paraty”.


Anos depois, em 2014, Shakal realizou curso audiovisual na Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla, de Muriaé, onde se formou. Dali em diante, iniciou sua trajetória por trás das lentes. “Trabalhei como freelancer no circuito cultural da Fundarte de Muriaé e comecei a viajar com outra perspectiva e planejamento, já com um equipamento profissional”. Em 2018, ele expôs sua Mostra, pela primeira vez, na Galeria Mônica Botelho, no Grande Hotel Muriaé, e fez parte da II Virada Cultural de Muriaé.


Mostra 'Exposição de Fotografia 360°' por Shakal Carlos


Seleção: 47 fotografias

Período: De 16 de maio à 16 de junho

Horário de visitação: De segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 e de 12h30 às 16h

Local: Casa de Cultura Serra do Brigadeiro, Avenida Juscelino Kubitschek 80, bairro São Pedro, Miradouro-MG

Telefone para contato: (32) 9 9959-2594