Fórum em Belisário debaterá recursos hídricos na Serra do Brigadeiro



No próximo dia 23 de março, sábado, será realizado o 1° Fórum das Águas, com o objetivo de discutir o tema 'Belisário é Patrimônio Hídrico'. O evento reunirá ambientalistas, plantadores de água, proprietários de terras e estudiosos para analisarem propostas a serem aplicadas na conservação das matas e nascentes. O encontro acontecerá entre 8h e 16h, na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, no distrito de Muriáe.

Para abrir o fórum, às 9h, os participantes discutirão sobre 'Mineração causa colapso na qualidade de vida - Preservação das águas, uma necessidade', que será apresentado pelo frei Gilvander Moreira, das Comunidades Eclesiais de Base (CEB's). Em seguida, haverá uma mesa de debates.

O segundo assunto, ministrado por Lucas Magno, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), será sobre 'A bauxita e os recursos hídricos na Serra do Brigadeiro'. Logo depois, Newton Campos falará sobre 'O plantio de água é a gestão dos recursos hídricos em propriedades rurais'.

A roda de palestras será finalizada com Beatriz Cerqueira, professora do Sindicato Único dos Trabalhadores em educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), com tema 'Mobilização popular e proteção das águas'.

No segundo momento do Fórum, na parte da tarde, serão iniciadas as oficinas. Os mini-grupos formarão rodas de estudo para elaborar propostas que possam contribuir com a preservação das matas e nascentes de uma região tombada como patrimônio ambiental.

A partir das 15h, os participantes deverão unir as ideias e elaborar os tópicos que serão encaminhados para as instituições que representam a preservação ambiental da região.

Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição que virá junto com panfleto de divulgação e pagar a taxa de adesão de R$ 10 no ato do cadastramento. Os formulários deverão ser entregues até dia 22 de março, sexta, na instituição de ensino onde ocorrerá o evento.

#serradobrigadeiro #recursohidrico #agua #forum #patrimoniohidrico #muriae #belisariomg #minasgerais