Exposição de Shakal Carlos mostra novo olhar 360° sobre a natureza e o cotidiano



Por trás das lentes, alguém que cresceu ouvindo o galo cantar pela manhã, admirar os mares de montanhas e ao fundo o pôr do sol, dias comuns da pacata cidade de Miradouro, no interior de Minas Gerais, na Zona da Mata mineira. Mas, o que seria a rotina de muitos, se torna a arte de outros. Shakal Carlos, de 28 anos, despertou de sua essência os olhares atentos que capturam o que para ele pode não ser novo. E quem disse que beleza envelhece? Por isso, o melhor é dividir, oportunizar às outras pessoas os mesmos minutos de encanto através da observação das suas fotografias com traços, cores e silhuetas. As 36 fotografias selecionadas para compor sua exposição 'Projeto 360°' cria o cenário particular do fotógrafo, amante da natureza e do cotidiano.

A mostra já esteve presente na Galeria Mônica Botelho, no Grande Hotel Muriaé, e fez parte da II Virada Cultural da cidade, em 2018. Agora, ela busca alçar voos por toda a região Mineira, expondo paisagens, a fauna e a flora, cenas da vida cotidiana e seus personagens de diversos cantos por onde ele passou e registrou: Teresópolis, Miradouro, Monte Alverne - distrito de Miradouro; Caminho da Luz, Piúma, Espera Feliz, Alto Jequitibá, Pico do Itajuru - em Belisário (Serra do Brigadeiro), distrito de Muriaé; Pico da Bandeira - em Alto Caparaó; Além Paraíba.

Trajetória

Shakal Carlos conta que sempre foi curioso em conhecer pessoas, lugares, costumes, crenças. “Minha história como fotógrafo começou com meus rolê de bike bem novo. Aos 12 anos, eu já visitava municípios em torno de Miradouro, depois pedalei até as cidades mais próximas, percebi que existiam muitas coisas legais e histórias pra contar, então comprei uma câmera de bolso que começou a me acompanhar”, relata.

Em 2014, o fotógrafo fez um curso de audiovisual na Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla, de Muriaé, onde se formou. Dali em diante, iniciou sua trajetória por trás das lentes. “Trabalhei no circuito cultural com a Fundarte de Muriaé e comecei a viajar com outra perspectiva e planejamento, já com um equipamento profissional”.

O fotógrafo produziu pequenas mostras individuais e participou de exposições coletivas de fotografia. Para 2019, Shakal busca com esta mostra divulgar a fotografia como arte através de um novo olhar.

Mostra 'Exposição de Fotografia 360°' por Shakal Carlos

Seleção: 36 fotografias

Objetivo: Divulgar a fotografia de paisagens, fauna, flora nativa da região, cenas da vida cotidiana e seus personagens como arte através de um novo olhar.

Para quem quiser ver algumas fotografias da Exposição no Instagram é só digitar a HASHTAG #exposição360euvou

Facebook: @shakalcarlos.carlos Instagram: @shakalcarlos Telefone para contato: 32 9 9959-2594

Fotos: Fundarte e da seleção da Mostra 'Exposição de Fotografia 360°'

#serradobrigadeiro #shakalcarlos #fotografia #cotidiano #muriaemg #miradouromg #olhar360 #fotos #exposicao #mostra #arte