Veja como chegar na Cachoeira da Usina da Fumaça de Muriaé-MG


A Cachoeira da Usina da Fumaça está localizada na região rural de Muriaé, cidade do entorno da Serra do Brigadeiro. Veja como chegar na descrição abaixo:

Fotos: Sandro

A partir de Muriaé o caminho principal inicia pegando a BR-116 no sentido Muriaé-Miradouro. Logo depois da Faculdade Faminas, em um retorno, existem alguns postos de combustível, oficinas. Passando da metade da reta do lado esquerdo existe um trevo que dá acesso ao bairro Sofocó, onde está instalada a Distribuidora de Vidros Muriaé. A partir desse trecho na BR-116 já existe uma placa indicando o acesso. Seguindo pelo Soficó, você terá acesso à estrada da Usina da Fumaça. Serão 18 km seguindo pela estrada principal que está sinalizada até chegar na usina. Pouco antes da usina e vizinho a ela existe no meio de uma bifurcação com uma casinha e ao fundo um terreiro. No alto fica a casa com varanda e um orelhão na frente, ali funciona o Bar do Éder.

Além de servir almoço (é bom encomendar antes por telefone, pois costuma demorar um pouco pra sair a comida), você poderá pedir informações de como acessar a trilha que leva a cachoeira.

ROTA 1: Veja a rota detalhada pelo Google Maps (clique na imagem):


ROTA 2: Veja a rota detalhada pelo Google Maps (clique na imagem):

Esta opção alternativa foi enviada pelo internauta Sandro. Ela reduz o trajeto para 10 km de estrada de chão a partir da entrada na BR-116, mas pega maior trecho de rodovia. O terreno é um pouco menos acidentado.


Fotos: Sandro

Atrativos da Cachoeira

1 - Local mais procurado, onde existe um lago natural ao pé da grande queda da cachoeira. Fica a esquerda da bifurcação de quem chega no Bar do Éder. Logo a frente fica o acesso a Sub-Estação da usina e mais a esquerda uma ponte para atravessar e depois a estrada está fechada, mas tem um acesso zig-zag junto ao barranco. Seguir a trilha até chegar num trecho encachoeirado que permite caminhar no leito do rio passando pelas pedras. Ter cuidado durante a caminhada para não torcer o pé em meio às pedras. Ao fundo está o paredão da cachoeira com o lago. Se não souber nadar, não é aconselhado mergulhar, pois é muito fundo. O acesso ao trecho encachoeirado é acessível com o rio vazio. Fora isso, o acesso só com pessoas que conhecem o local. O rapel no paredão só com profissionais.

2 - A parte de cima, é onde se tem acesso à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Usina, a represa da usina, ao alto do paredão e as piscinas naturais.

Descrição: Cachoeira da Usina da Fumaça fica na Zona Rural do distrito de Itamuri, na divisa de Muriaé com o município de Rosário da Limeira. A Cachoeira da Fumaça possui uma queda livre de cerca de 30 metros altura e um lago natural utilizado para banho bem no sopé da queda com aproximadamente 2.000 m² de espelho d’água. A cachoeira está localizada num trecho do Rio Fumaça. As nascentes dele estão no entorno do Pico do Itajuru. No paredão da queda é praticado rapel.

Área apropriada para banhos de cachoeira, rapel, cascading, trekking, canoagem e trilhas.

Seu nome é devido a sua queda principal em períodos de cheia lança pelo ar uma “fumaça d’água” revelando um espetáculo natural.

Observação: No período de cheia, durante o verão, a cachoeira fica mais perigosa com elevação do fluxo de água. Por isso, o cuidado deve ser maior neste período.

Bar e Restaurante do Éder - Usina da Fumaça

Contato: (32) 3725- 0018

#cachoeirausinadafumaca #muriaemg #cachoeira #rapel #cascading #trekking #serradobrigadeiro