Caminhada Franciscana da Serra do Brigadeiro resgata cultura e ecologia



1° Caminhada Franciscana da Serra do Brigadeiro

Além das indiscutíveis belezas naturais, a Serra do Brigadeiro tem muita história para contar em cada ponto de parada. São comunidades rurais com a tradição mineirinha de receber bem, com aquele abraço caloroso de encantar qualquer um. Neste cenário, aconteceu entre os dias 22 e 27 de julho a 1° Caminhada Franciscana do entorno da Serra, com saída de Belisário, distrito de Muriaé - MG. Trinta e quatro peregrinos percorreram a pé por 13 comunidades, no Setor Sul do Parque.

A ação ecológica e religiosa, organizada pelo Frei Gilberto e equipe, proporcionou momento único para os participantes que conheceram as belezas do entorno do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Os peregrinos também foram recebidos pelos moradores com apresentações culturais como Folia de Reis, Quadrilha, roda de conversa, celebrações religiosas, Congado, entre outros.

O frei Gilberto explica que o percurso foi planejado pela equipe formada por membros da Fraternidade Santa Maria dos Anjos. “Houve uma grande participação das comunidades para definir por onde seria o percurso, paradas e celebrações, em especial, comunidades vinculadas a igreja católica, já que boa parte da caminhada ocorreu nas igrejas. Mais que caminhar e criar laços mais próximos de amizade entre os peregrinos, o ponto alto da ação eram os encontros com os moradores locais”, conta. O frei lembra que foram seis dias intensos de rodas de conversa, cafés e convivência em família.

Ele destaca que o principal objetivo da Caminhada é criar conscientização ambiental do entorno da Serra do Brigadeiro. “Queremos despertar o olhar para as belezas e tomar consciência da nossa responsabilidade quanto aos cuidados com a nossa Serra. A intenção é sensibilizar os moradores para a necessidade da preservação e também é uma forma de resistência para o avanço da mineração nesta região de preservação e abundância de água”.

Para realização do projeto, o grupo contou com apoio ainda dos funcionários do Parque, do Sebastião Farinhada, amigos que participam da Comissão de Enfrentamento a Mineração e integrantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Com apoio das comunidades, o Frei Gilberto diz que grande parte da alimentação e locais para os pernoites foram custeadas voluntariamente pelos moradores. “O gasto de cada participante foi mínimo, R$ 30 por pessoas. Todos os dias, acordamos bem cedo, tomamos café em uma das comunidades e seguimos caminhando até a hora do almoço. Depois, confraternizamos em cada ponto de pernoite para dormir e seguir no próximo dia”.

Ele adianta ainda que a intenção do projeto é fazer no próximo ano o percurso no setor Norte do parque. “Vamos intercalar, nos anos pares faremos Volta na parte Sul, anos ímpares faremos na área Norte”.

Confira detalhes do percurso e atividades de cada dia:

1° Dia: Saímos de Belisários, distrito de Muriaé, para Vila Franciscana. Tomamos café da manhã na comunidade de Serrania e lá fizemos Roda de Conversa e lanche. Caminhamos até Monte Alverne, distrito de Miradouro, onde celebramos a Festa do Trabalhador Rural.

2° Dia: Tomamos café na comunidade de São Sebastião, almoçamos na sede do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. A tarde, fizemos Roda de Conversa, os funcionários apresentaram um teatro para nós, houve celebração no Mirante Ermida e a noite terminou com quadrilha.

3° Dia: No terceiro dia, descemos e tomamos café na comunidade Serra das Cabeças e fomos até a comunidade dos Lanas, onde celebramos missa e os moradores apresentaram Folia de Reis. Os moradores da comunidade do Estouro apresentaram o Congado (Veja documentário sobre Congado Irmandade Nossa Senhora do Rosário, de São José do Triunfo, distrito da cidade de Viçosa - MG). “Fizeram uma festa muito bonita”.

4° Dia: Passamos na comunidade de São Domingos, fizemos Roda de Conversa com os moradores, seguimos para Dom Viçoso, almoçamos na Escola Família Agrícola (EFA) de Ervália, passamos tarde e noite em celebração.

5° Dia: Na comunidade do Careço chegamos logo cedo e fomos recebidos com muita festa, alegria e comida. Passamos todo dia visitando famílias, e celebramos missa a noite com festa.

6° Dia: No último dia, fizemos a Trilha do Itajuru. Na comunidade Santa Lúcia, confraternizamos e seguimos até a Vila Franciscana onde tivemos almoço e terminamos com a avaliação da caminhada.

#parqueserradobrigadeiro #serradobrigadeir #picodoitajuru #belisario #minasgerais #caminhadareligiosa #trekking #freigilberto #vilafranciscana #ufv #culturalocal #tradicao #congado #foliadereis