Cavalgada Aldeia da Vida: Projeto de amor pela Serra do Brigadeiro



Há dez anos, o projeto Cavalgada Aldeia da Vida reúne amantes da boa prosa, de cavalos, belezas naturais e preservação ambiental. As rotas reconfortantes atraem a atenção de moradores do entorno do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, de rica fauna e flora, e turistas de vários lugares no Brasil que já fizeram parte dos 98 eventos realizados pela iniciativa do sr. José Antônio Bittencourt Soares. Para a realização das Cavalgadas, são utilizados roteiros pré definidos alinhados com o Plano de Manejo do Parque, tanto para caminhadas quanto para cavalgadas. Cada dia são percorridos, em média, 25 km, com duração de seis horas, incluindo duas paradas.

Sempre ligado às questões sociais, ambientais e culturais, o sr. José Antônio teve de onde puxar. Vindo de uma família com concepções espiritualistas, que defende o exercício da cidadania de forma mais plena, o idealizador trouxe de suas raízes o nome que melhor cabia para o projeto: Aldeia da Vida. Título que representa luta constante para o desenvolvimento da: Sensibilidade, Afetividade - Afeto e Transcendência.

“Em abril de 2006 reuni um grupo de amigos e, em conjunto com a gerência do Parque, resolvemos promover uma cavalgada com a participação de cavaleiros residentes nos municípios do entorno. Assim nasceu o projeto Cavalgada Aldeia da Vida e a Cavalgada do Entorno do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, que ocorreu durante oito anos consecutivos”, conta.