Cavalgada Aldeia da Vida: Projeto de amor pela Serra do Brigadeiro



Há dez anos, o projeto Cavalgada Aldeia da Vida reúne amantes da boa prosa, de cavalos, belezas naturais e preservação ambiental. As rotas reconfortantes atraem a atenção de moradores do entorno do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, de rica fauna e flora, e turistas de vários lugares no Brasil que já fizeram parte dos 98 eventos realizados pela iniciativa do sr. José Antônio Bittencourt Soares. Para a realização das Cavalgadas, são utilizados roteiros pré definidos alinhados com o Plano de Manejo do Parque, tanto para caminhadas quanto para cavalgadas. Cada dia são percorridos, em média, 25 km, com duração de seis horas, incluindo duas paradas.

Sempre ligado às questões sociais, ambientais e culturais, o sr. José Antônio teve de onde puxar. Vindo de uma família com concepções espiritualistas, que defende o exercício da cidadania de forma mais plena, o idealizador trouxe de suas raízes o nome que melhor cabia para o projeto: Aldeia da Vida. Título que representa luta constante para o desenvolvimento da: Sensibilidade, Afetividade - Afeto e Transcendência.

“Em abril de 2006 reuni um grupo de amigos e, em conjunto com a gerência do Parque, resolvemos promover uma cavalgada com a participação de cavaleiros residentes nos municípios do entorno. Assim nasceu o projeto Cavalgada Aldeia da Vida e a Cavalgada do Entorno do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, que ocorreu durante oito anos consecutivos”, conta.


A interação com o meio ambiente traz ao cavaleiro ou a amazona experiências inesquecíveis que propiciam um despertar consciente sobre a responsabilidade de cada um preservar o que é de TODOS. Resultados que deram frutos, como as atividades de cercamento de nascentes, plantio de árvores e apoio ao projeto Turismo de Base Comunitária. “O principal objetivo da iniciativa, sem fins lucrativos, é explorar de forma sustentável as belezas naturais dos municípios da área de amortecimento do Parque, aliando lazer e um trabalho de conscientização ambiental além da divulgação das potencialidades do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.”, destaca sr. José Antônio Bittencourt.

Por abraçar uma tradição das comunidades, que é o uso do cavalo como meio de transporte, a ideia deu certo e ganha cada vez mais adeptos. Além disso, é comum nas cidades do entorno os clubes de cavalo, que promovem regularmente eventos dessa natureza. Na programação anual, os três eventos que envolvem as comunidades locais são a Cavalgada da Colheita, que será no mês de junho de 2017. A última edição reuniu 511 animais. A Cavalgada de Aventura no Entorno Serra do Brigadeiro, atualmente, voltada para pequenos grupos e a Confraternização no último domingo do ano. Ano passado o evento contou com 136 participantes.

Cavalgadas para turistas

As cavalgadas voltadas para turistas são formadas por grupos entre 15 e 25 pessoas. As inscrições para a programação oficial e eventos menores são feitas pelo WhatsApp (31) 9 9791 1577 ou pela página da Aldeia da Vida no Facebook. Mais informações também podem ser solicitadas pelo e-mail aldeiadavida2005@gmail.com. “Os roteiros são definidos de acordo com o perfil de cada grupo. São cavalgadas e caminhadas em ritmo lento e em dificuldades médias e elevadas”, explica sr. José Antônio. Atualmente a Aldeia da Vida oferece poucos animais e quando necessário são alugados animais dos pequenos criadores. Como o projeto é sem fins lucrativos, as despesas dos passeios são divididos entre os participantes.

Outro projeto muito importante na Serra do Brigadeiro para o desenvolvimento da região e a participação das comunidades é o projeto Turismo de Base Comunitária. Esta ação visa fomentar as iniciativas de empreendedorismo na área do turismo rural, em especial no distrito de Fervedouro, em Bom Jesus do Madeira. A Cavalgada Aldeia da Vida, recebe suporte de pontos de apoio dentro dos Núcleos de Base Comunitária – saiba mais sobre Turismo de Base Comunitária da Serra do Brigadeiro.

Principais locais que oferecem hospedagem, alimentação, pastos para os animais e alguns guias e orientações básicas, são: Refúgio dos Galdinos, Pousada Brigadeiro, Pousada Dona Eva, Recanto do João Paulo e Chalé do Fabinho - distrito de Fervedouro, em Bom Jesus do Madeira; Pousada Dico Simão ou Remanso, Pousada Serra D’Água e Pousada Vale das Luas, no município de Araponga; Escola Família Agrícola de Dom Viçoso, no município de Ervália; Hotel Brigadeiro, no município de Pedra Bonita; Alojamento de Tropeiros e Caminhantes Aldeia da Vida, no município de Canaã.

#cavalgada #cavalo #amazona #parqueserradobrigadeiro #serradobrigadeiro