I Seminário Regional da Agricultura Familiar reúne 70 participantes



Mais de 70 participantes, de 13 municípios próximos ao entorno da Serra do Brigadeiro estiveram presentes na última quinta, 10 de novembro, no I Seminário Regional da Agroindústria Familiar da Zona da Mata/MG, na sede do IF Sudeste, em Muriaé. Representantes do setor público e da sociedade civil organizada estiveram na ação organizada pelo Projeto Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET-TRSB), demandado pelo CODETER do Território Rural da Serra do Brigadeiro (TRSB). O encontro teve como objetivo diminuir os entraves e gargalos que dificultam a formalização e regularização da agroindustrialização da produção dos agricultores familiares, considerando que esta formalização é uma demanda tanto do seguimento da Agricultura Familiar quanto dos órgãos oficiais fiscalizadores no controle da saúde da população.

Conforme os organizadores, considerando diagnósticos do NEDET, para os agricultores e suas entidades representativas esta formalização é uma importante alternativa de geração de renda no meio rural, já que processar e comercializar a própria produção torna as famílias independentes dos complexos agroindustriais, além de disponibilizar produtos mais seguros para consumidores.

Eles destacam a necessidade do estabelecimento das redes em formação no Território, como é o caso da rede que vem sendo construída com o IFET-Sudeste na qual o o projeto de extensão também é colaborador. Além disso, permite a ocupação mais efetiva de espaço em mercados, especialmente os institucionais (Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA), entre outras vantagens de cunho sociocultural e econômico.

Mais especificamente, o evento promoveu uma articulação institucional com o aval do Estado, ou seja, com o conhecimento de causa e apoio das Secretarias Estaduais: SEDA e SEAPA, para aprofundar na questão de legislação e suas flexibilizações em atendimento ao seguimento da Agricultura Familiar diferenciado do contexto dos complexos agroindustriais, permitindo assim uma maior inclusão produtiva de pequenos agricultores e agricultoras.

#agriculturafamiliar #serradobrigadeiro #ifsudeste #territorioserradobrigadeiro