Documentário conta sobre Turismo de Base Comunitário da Serra do Brigadeiro



Se fosse preciso escolher características que identificassem o turismo da Serra do Brigadeiro, as palavras simplicidade e receptividade seriam as principais. Quem conta um pouco mais sobre esse terreno de descobertas é o jornalista Lucas Bobst. Graduado em Comunicação Social, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), ele sentiu que ali estava seu trabalho de conclusão de curso. No interior dos lares, seu roteiro seria construído e a história contata em frente as câmeras.

O documentário “Traços da Serra: O turismo de identidade de um povo” teve seus primeiros passos em 2009, quando Bobst visitou a propriedade do Sr. Dico. Durante uma conversa, o proprietário falou sobre o projeto ‘Boas Práticas de Turismo de Base Comunitária na Serra do Brigadeiro’ que estava sendo desenvolvido na região, e sua fazenda era um dos núcleos de visitação.

“A intenção em produzir um filme com o tema é por acreditar que projetos de tamanha relevância como esse, no qual a preservação de patrimônios ambientais e culturais são tidos como prioridade, merecem um destaque nos dias de hoje e precisam ser divulgados e difundidos”, contou o jornalista e cineasta.

Como a região é dotada de paisagens exuberantes, diversas sequências de imagens da fauna e flora local fazem parte do documentário, que mostra o quanto é belo e real o território do entorno da Serra. Além disso, o projeto experimental apresenta depoimentos de pessoas que estão ligadas diretamente ao Turismo Comunitário, e especializadas na área de turismo, problematizando e conceituando estas práticas.

A Associação Amigos de Iracambi patrocinou 200 tiragens do filme. Inclusive para aqueles que tiverem interesse em assistir o documentário na íntegra enviar

e-mail para Lucasgadbem@hotmail.com.

Roteiro e Direção: Lucas Bobst

Produção: Ana Laura Fontes e Lucas Bobst

Imagens: Lucas Bobst Richard Wheat

Auxiliares de Cinegrafia: Ana Laura Fontes e Diogo Rodrigues

Edição e Arte: Lucas Bobst

Consultoria técnica: Ana Laura Fontes; Diego Mendes; Diogo Rodrigues; Lucas Guerra; Murilo da Luz.

Orientação: Giovana S. Carlos