Cidades entorno SERRA DO BRIGADEIRO
Araponga

A cidade de Araponga ocupa uma área de 303,793 km² estando distante da capital Belo Horizonte 283 Km. A altitude na área central da cidade é de 905.21 m. O município de 8.152 habitantes, conforme censo 2010, é o acesso mais utilizado para chegar ao Parque Serra do Brigadeiro. Rica culturalmente, a cidade possui tradições grupos tradicionais que preservam a memória dos antepassados índios Puris. Com a fundação em 2003 do Centro de Pesquisa e Promoção Cultural (CEPEC), o grupo de Dança Cabocla se consolidou ainda mais no cenário da cultura popular de Araponga. A dança é uma manifestação de músicas e cantos dos grupos que viviam nas matas antes da colonização. 


A economia do município possui como principais setores econômicos a agropecuária e o serviço. Por isso, para incentivar esta prática foi criado a Escola Família Agrícola de Araponga-MG (EFA-PURIS) que preza pela prática da agroecologia, bem como na formação profissional e pessoal dos jovens estudantes. 


A cidade integra a microrregião de Viçosa, e faz divisa com os municípios de Sericita, Jequeri, Canaã, Ervália, Miradouro, Fervedouro, Pedra Bonita. 

Fervedouro

A cidade de Fervedouro ocupa uma área de 357,683 km² estando distante da capital Belo Horizonte 328 Km. A altitude na área central da cidade é de 759.75 m. O município possui população estima em 10.349 habitantes, conforme censo de 2010. Passando por Bom Jesus do Madeira, distrito de Fervedouro, o visitante consegue ter uma visão diferente da Serra do Brigadeiro, com acesso a segunda portaria do Parque pela Pedra do Pato. 


A cidade integra a microrregião de Muriaé, e faz divisa com os municípios de Carangola, São Francisco do Glória, Miradouro, Araponga e Divino. A economia de Fervedouro possui como principais setores o serviço e a agropecuária. Nesta região da Serra, os turistas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre fabricação manual da farinha de milho no Síto do Sr. Tomaz e as cachoeiras da Trilha do Carvão, como a Três Quedas, que fica na propriedade do Sr. Adão e a cachoeira do Pio.

 
Miradouro

A cidade de Miradouro ocupa uma área de 301,672 km² estando distante da capital Belo Horizonte 342 Km. A altitude na área central da cidade é de 407.43 m. A cidade integra a microrregião de Muriaé, e faz divisa com os municípios de Ervália, Fervedouro, Muriaé, São Francisco do Glória, Vieiras. Possui de acordo com o censo de 2010, 10.251 habitantes.

Por ter maior parte da população nas regiões rurais, a economia do município possui como principais setores econômicos o serviço e a agropecuária. Integrante do Circuito Serra do Brigadeiro, Miradouro abriga uma rica biodiversidade de Mata Atlântica, com importantes cursos de água , fazendo parte da bacia do Rio Paraíba do Sul. Lugar de gente simples, mas muito acolhedora. Pontos altos para o turismo local são suas cachoeiras e a Exposição Agropecuária de Miradouro.

 
Ervália
 

A cidade de Ervália ocupa uma área de 357,489 km² estando distante da capital Belo Horizonte 265 Km. A altitude na área central da cidade é de 767.09 m. A cidade integra a microrregião de Viçosa e faz divisa com os municípios de São Miguel do Anta, Miradouro e Araponga. Conforme o censo de 2010, o município possui 17.946 habitantes. Sua economia tem como principais setores econômicos o serviço e a agropecuária.

No início de 2016 foi inaugurado Complexo Turístico Pico do Cruzeiro, que fica na comunidade de Dom Viçoso, município de Ervália. A área aberta para visitação em fevereiro é uma estrutura municipal para atender a demanda do turismo, construída ao sopé do Pico do Cruzeiro. Anexo ao Parque Estadual Serra do Brigadeiro, o espaço conta com portaria e guarita, área de camping, área de estacionamento, campo de futebol gramado, palco para shows, edificação para bar e restaurante, banheiros, chalés para hospedagem e trilhas para caminhadas.

Pedra Bonita
 

A cidade de Pedra Bonita ocupa uma área de 173,928 km² estando distante da capital Belo Horizonte 320 Km. A altitude na área central da cidade é de 899.96 m. A cidade integra a microrregião de Manhuaçu, e faz divisa com os municípios de Abre Campo, Matipó, Santa Margarida, Fervedouro, Araponga e Sericita. De acordo com o censo de 2010, a cidade possui 6.673 habitantes. A economia do município gira em torno da agropecuária. A cultura de café é a principal fonte de emprego e renda da população. As culturas de ciclos curtos, como arroz, milho e feijão são praticadas apenas para o consumo próprio.

Localizada em uma elevação, a pedra é o ponto do qual se tem vista panorâmica, inclusive de cidades vizinhas, sendo o local preferido pelos praticantes de asa-delta e voo livre. Uma parte da Parque Estadual Serra do Brigadeiro está em seu território. A cidade é cercada por montanhas e florestas. Possui um ambiente agradável para os habitantes e turistas. A temperatura média anual é de 18,8 °C.

A cidade oferece estrutura para a prática de esportes radicais, possuindo trilhas de motocross e trekking de baixa, média e alta dificuldade; montanhas e uma pedra com 1420 metros de altitude onde pode se praticar esportes como: voo livre, paraglider, rapel, etc. Há também cachoeiras.

Muriaé

A cidade de Muriaé ocupa uma área de 841,693 km² estando distante da capital Belo Horizonte 370 Km. A altitude na área central da cidade é de 202.42 m. A cidade integra a microrregião de Muriaé, e faz divisa com os municípios de Ervália, Santana de Cataguases, Laranjal, Palma, Miraí, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Miradouro, Vieiras, Eugenópolis, Patrocínio do Muriaé, Barão de Monte Alto. De acordo com o censo de 2010, a cidade possui 100.765 habitantes. A economia de Muriaé, possui como principais setores econômicos o serviço e a indústria.

Considerado o município mais desenvolvido do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro, Muriaé tem seus distritos de Belisário, Itamuri, Macuco e Pirapanema como os pontos de beleza natural e oportunidades de passeio. Próximo a Belisário está a Área de Preservação Ambiental (APA) Pico do Itajuru, área de grande variedade de fauna e flora típicas da região de Mata Atlântica, pequenas corredeiras e nascentes. Ponto culminante do município com 1580m de altitude e ponta sul do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

Todo ano também acontece o evento já consolidade e que atrai amantes da gastronomia, que é o Festival Gastronômico de Pirapanema.

 
Divino

A cidade de Divino ocupa uma área de 337,776 km² estando distante da capital Belo Horizonte 320 Km. A altitude na área central da cidade é de 685.47 m. A cidade integra a microrregião de Muriaé, e faz divisa com os municípios de São João do Manhuaçu, Luisburgo, Orizânia, Santa Margarida, Pedra Bonita, Fervedouro, Carangola, Espera Feliz e Caparaó. 


Integrante do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro, o município possui, de acordo com o censo de 2010, 19.133 habitantes, e é uma grande esperança de crescimento, sustentado pela prática agropecuária, pecuária. Uma das atrações turísticas locais é o Conjunto Paisagístico da Pedra Santa, tombado pelo município no ano de 2006. Desde então vem recebendo investimento para valorização e preservação do local. 


O conjunto, localizado na zona rural do município de Divino, está inserido na Zona da Mata, compreendendo bioma original de Mata Atlântica, sendo que a vegetação sofreu diversas intervenções antrópicas e supressões devido às explorações agropecuárias ocorridas no início de sua colonização. A Pedra Santa conta com uma área de 55 hectares de extensão e altura elevada, atingindo 990 metros de altitude em seu topo. Neste local está localizada a capela construída na década de 50 por fazendeiros locais no intuito de preservar a “água milagrosa” - referência que os moradores fazem ao afloramento de água, e tornar-se local de celebrações religiosas.

 
Sericita

A cidade de Sericita ocupa uma área de 166,012 km² estando distante da capital Belo Horizonte 236 Km. A altitude na área central da cidade é de 701.46 m. A cidade integra a microrregião de Ponte Nova, e faz divisa com os municípios de Abre Campo, Jequeri, Araponga, Pedra Bonita. De acordo com o censo de 2010, a cidade possui 7.128 habitantes.


Terceiro produtor de café, leite e gado de corte de sua microrregião econômica, o município está na Zona da Mata, em pleno maciço da Cordilheira do Espinhaço, sendo a Serra do Cantagalo sua principal elevação com 1970 m de altitude, Sericita também pertende ao Parque Estadual Serra do Brigadeiro, e à Bacia do Rio Doce, e o Ribeirão Santana, que banha a sede municipal, é o principal em sua hidrografia.

 

A cidade de Rosário da Limeira se estende por 111,2 km² e contava com 4 242 habitantes no último censo. Os habitantes se chamam limeirenses. A densidade demográfica é de 38,2 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de São Sebastião da Vargem AlegreMiradouro e Muriaé, Rosário da Limeira se situa a 22 km a Norte-Oeste de Muriaé a maior cidade nos arredores.
 

Situado a 757 metros de altitude, de Rosário da Limeira tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 20° 58' 36'' Sul, Longitude: 42° 30' 19'' Oeste. O prefeito de Rosário da Limeira se chama CRISTOVAM GONZAGA DA LUZ.

 

Rosário da Limeira
 
img_6271_34516045303_o.jpg